-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE----- Hash: SHA512 RFC 2350 Baseado em https://www.ietf.org/rfc/rfc2350.txt Versão: 1.1 Data: 11 agosto 2023 1. Informação acerca deste documento Este documento descreve o serviço de resposta a incidentes de segurança do .PT, de acordo com o RFC2350. O .PT tem por objeto a gestão, operação e manutenção do registo do domínio de topo correspondente a Portugal, .PT, (country code Top Level Domain, ccTLD.PT). 1.1. Data da última atualização Versão 1.1, 2023-08-11. 1.2. Listas de distribuição para notificações Os membros da comunidade são informados das alterações efetuadas através de canais fechados. 1.3. Listas de distribuição para notificações A versão atualizada deste documento está disponível em: https://ptsoc.pt.pt/pt/rfc-2350/. 1.4. Autenticidade deste documento A versão mais recente é disponibilizada em https://ptsoc.pt.pt/pt/servicos/, assinada com a chave PGP da DNSPT-CSIRT, cuja chave pública se encontra no ponto 8. 2. Informação de contato 2.1. Nome da equipa CSIRT DNSPT-CSIRT 2.2. Morada .PT Rua Eça de Queiroz, 29 1050-095 Lisboa Portugal 2.3. Fuso Horário Portugal/WEST (GMT+0, GMT+1 de Abril a Outubro) 2.4. Telefone 800 91 00 39 (Linha de Apoio Gratuita) +351 215 907 711* (para chamadas internacionais) dias úteis das 08:00 às 20:00 (hora local), sábado e domingo das 09:00 às 18:00 (hora local) *«Chamada para a rede fixa nacional» 2.5. Fax +351 211 312 720 2.6. Outros Contatos Facebook: https://www.facebook.com/dns.pt/ Instagram: https://www.instagram.com/associacaodns.pt/ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/associa%C3%A7%C3%A3o-dns-pt/ 2.7. Correio Eletrónico Para reportar eventuais incidentes de segurança: abuse[@]pt.pt Para outros assuntos relacionados com os serviços DNS.PT-CSIRT: csirt[@]pt.pt 2.8. Chaves públicas e informação de cifra Key ID: 999E 4FEC 16AA 8954 Fingerprint: 7F13 7066 6FDE D6EA 279C BA7F 999E 4FEC 16AA 8954 2.9. Membros da equipa Coordenação: Ricardo Pires A informação sobre os restantes membros da equipa apenas está disponível por solicitação. 2.10. Outra Informação Informação pública acerca do DNSPT-CSIRT pode ser encontrada em: https://ptsoc.pt.pt/pt/. 2.11. Meios de contato DNSPT-CSIRT dispõe dos seguintes canais de comunicação: – Para reportar eventuais incidentes de segurança: abuse[@]pt.pt – Para outros assuntos relacionados com os serviços do DNSPT-CSIRT: csirt[@]pt.pt Caso não seja possível (ou aconselhável por razões de segurança) o uso do correio eletrónico, podem ser utilizados, como meios alternativos de contacto, os seguintes números de telefone: 800 91 00 39 ou +351 215 907 711 (para chamadas internacionais) dias úteis das 08:00 às 20:00 (hora local), sábado e domingo das 09:00 às 18:00 (hora local). 3. Guião 3.1. Missão O DNSPT-CSIRT tem como missão contribuir para o uso mais seguro e confiável da internet sob .PT através da coordenação e cooperação na resposta a incidentes de segurança, na sensibilização e promoção de uma cultura de segurança na sua comunidade de clientes e registrars. 3.2. Comunidade servida O DNSPT-CSIRT responde a incidentes de segurança no contexto da sua comunidade de clientes, registrars e no âmbito da infraestrutura tecnológica do .PT, constituída por: – Todas as redes dentro do AS199993. – Os servidores de nomes .PT constantes da zona raiz do DNS, disponíveis em https://www.iana.org/domains/root/db/pt.html. 3.3. Autoridade DNSPT-CSIRT é um serviço integrante do DNS.PT e coopera na resposta a incidentes de segurança no âmbito da sua comunidade de clientes e registrars. 4. Políticas 4.1. Tipos de incidentes e nível de suporte O DNSPT-CSIRT responde a todos os tipos de incidentes de segurança, adotando a classificação proposta pela Rede Nacional de CSIRTs: • Código Malicioso • Disponibilidade • Recolha de Informação • Tentativa de Intrusão • Intrusão • Segurança da Informação • Fraude • Conteúdo Abusivo • Outro Em condições normais de funcionamento, o DNSPT-CSIRT propõe-se dar resposta aos incidentes acima tipificados num prazo máximo de 24horas. O nível de suporte dado pelo DNSPT-CSIRT pode variar consoante o tipo e a severidade do incidente ou ocorrência identificados e os recursos disponíveis para o seu tratamento. 4.2. Cooperação, interação e política de privacidade O DNSPT-CSIRT assegura a confidencialidade das comunicações recebidas, transmitidas ou armazenadas no âmbito da sua atividade, estabelecendo, na sua política de privacidade e proteção de dados, que a informação sensível pode ser transmitida a terceiros, única e exclusivamente em caso de necessidade e com a autorização prévia expressa por pessoa singular ou coletiva a quem essa informação diga respeito. O DNSPT-CSIRT adere ao protocolo de traffic light protocol (TLP). As mensagens e/ou ficheiros dirigidos ao DNSPT-CSIRT podem ser classificadas contendo no tag [TLP Color]. Por contato telefónico, as classificações TLP devem ser comunicadas previamente. 4.3. Comunicação e autenticação Dos meios de comunicação disponibilizados pelo DNSPT-CSIRT, o telefone e o correio eletrónico não cifrado são considerados suficientes para a transmissão de informação não sensível. Para transmissão de informação sensível é obrigatório o uso de chave PGP, identificada no ponto 2.8 deste documento. 5. Serviços 5.1. Resposta a incidentes O DNSPT-CSIRT assegura, no âmbito da sua atividade, um serviço de resposta a incidentes de segurança no contexto da sua comunidade de clientes e parceiros aplicando uma metodologia interna baseada em normativos internacionais e boas praticas publicadas por entidades independentes de referência nesta área. 5.1.1. Triagem de incidentes Interpretação, classificação e priorização do tratamento das ocorrências de segurança. 5.1.2. Coordenação de incidentes Analisa a informação disponível, identifica as causas e, se aplicável, contacta as entidades envolvidas. O DNSPT-CSIRT coopera com entidades afetadas facilitando, sempre que possível, informação adicional e o contacto com entidades terceiras que possam colaborar na resolução de incidentes de segurança. 5.1.3. Resolução de incidentes No contexto da sua comunidade de clientes e parceiros, cabe-lhe aconselhar as entidades envolvidas sobre medidas apropriadas à resolução do incidente. Acompanhar o processo de resolução de incidentes. Interpretar dados e recolher evidências, se aplicável. 5.2. Monitorização O DNSPT-CSIRT assegura a monitorização do tráfego dentro da AS199993 e também nos servidores de nomes .PT. 5.3. Atividades pró-ativas DNSPT-CSIRT oferece proativamente à sua comunidade mailing-lists privadas e as ações de sensibilização de segurança. 6. Formulário de incidentes Para comunicar incidentes de segurança, deve ser utilizado o formulário disponível em https://ptsoc.pt.pt/pt/reportar-incidentes/. 7. Aviso Legal Embora sejam tomadas todas as precauções na preparação da informação divulgada nos seus canais de comunicação, o DNSPT-CSIRT não assume qualquer responsabilidade por erros ou omissões, ou por danos resultantes da utilização dessa informação. 8. Chave Pública PGP - -----BEGIN PGP PUBLIC KEY BLOCK----- mDMEZNIbtBYJKwYBBAHaRw8BAQdAr1cpFoEjZt5Tv836kO98MUaHVXtcUOEd9RVl fk8BpzO0GUROU1BULUNTSVJUIDxjc2lydEBwdC5wdD6ImQQTFgoAQRYhBH8TcGZv 3tbqJ5y6f5meT+wWqolUBQJk0hu0AhsDBQkFpPB8BQsJCAcCAiICBhUKCQgLAgQW AgMBAh4HAheAAAoJEJmeT+wWqolUpKoBAKoLuXJzclgCCXASmrFN4OTkQh7xVtE8 uxkhRvrcftzqAP0dJXzSIxL3XxjvxP+6j/yl2L6yXJCOMGu6vtiF40LlAbg4BGTS G7QSCisGAQQBl1UBBQEBB0BWobzGm0TOnUaEGA+jbduIWt//bkc96V98gNT3S0nI ZwMBCAeIfgQYFgoAJhYhBH8TcGZv3tbqJ5y6f5meT+wWqolUBQJk0hu0AhsMBQkF pPB8AAoJEJmeT+wWqolUqr4BAPTdjSx8pwJOdOgxlLzbSuIKnrC7T5+LhPuUiJss XZEZAQDUp+/9K6oheUF9WFNdvCzjZ3w7o1WwKUTSQFNX7R9bCg== =3HrH - -----END PGP PUBLIC KEY BLOCK----- -----BEGIN PGP SIGNATURE----- iHUEARYKAB0WIQR/E3Bmb97W6iecun+Znk/sFqqJVAUCZNJgxAAKCRCZnk/sFqqJ VFlhAQDlDSQksQ2ZdB9Qjd5k7ozUo5S9goaG79Gw+QLGL6+G5QD/Qe2Fd+YPDSds eKJvhsR4MALY51g1uSxvoFpc++xjbgg= =qpwP -----END PGP SIGNATURE-----